ERA UMA VEZ O CINEMA


Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967)

cover Adivinhe Quem Vem Para Jantar

link to Adivinhe Quem Vem Para Jantar on IMDb

País: USA, 108 minutos

Titulo Original: Guess Who's Coming to Dinner

Diretor(s): Stanley Kramer

Gênero(s): Comédia, Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.8/10 (36109 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Katharine Hepburn)

Oscar de Melhor Roteiro Original (William Rose)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator (Spencer Tracy)

Prêmio de Melhor Atriz (Katharine Hepburn)

Prêmio Nações Unidas (Stanley Kramer)

Prêmios David di Donatello, Itália

Prêmio de Melhor Produção de um Filme Estrangeiro (Stanley Kramer)

David de Melhor Ator Estrangeiro (Spencer Tracy)

David de Melhor Atriz Estrangeira (Katharine Hepburn)

Sinopse: Filha de um rico e liberal proprietário de um jornal de São Francisco, Matt Drayton, e de sua mulher, Christina, a jovem Joanna, de 23 anos, foi criada ouvindo os pais combaterem qualquer tipo de discriminação, principalmente no que tange ao relacionamento entre brancos e negros.

De férias, no Havaí, ela conhece e se apaixona pelo Dr. John Wade Prentice, médico negro, dez anos mais velho que ela, sendo por ele correspondido.  Ao concluir uma série de palestras na Universidade local, o médico deve retornar à Genebra, onde é diretor da Organização Mundial de Saúde. 

Decidida a se casar com ele, Joanna pede-lhe que, em sua viagem de volta à Suíça, ele passe um dia na Califórnia a fim de conhecer seus pais.  Assim, os dois viajam juntos para São Francisco.  Do aeroporto, antes de seguirem para a casa de Joanna, a jovem decide passar pela Galeria de Arte da mãe, mas não a encontra.  A Sra. Hilary St. George, que trabalha com Christina, mostra-se curiosa em relação ao jovem casal.

Uma vez em casa, Tillie, empregada negra da família há mais de 20 anos, recebe mal o médico por achar que, sendo de cor, não é digno de Joanna.  Christina chega, logo a seguir e, após se sentir chocada com a notícia inesperada, recupera-se e passa a apoiar a filha, principalmente por vê-la tão feliz.  Na ocasião, a jovem lhe explica que John deve seguir no dia seguinte para Nova York e, logo depois, para Genebra, enquanto ela deverá permanecer uma semana em São Francisco, antes de seguir para a Suíça a fim de se casar com ele.

O Sr. Drayton chega do jornal e também se sente chocado com a notícia.  Embora se comporte de forma extremamente educada com o médico, não nega ser difícil para ele aceitar aquela situação.  Pedindo licença, vai até seu escritório, de onde liga para o jornal e pede que levantem nos arquivos todas as informações sobre o médico.  Minutos depois, é informado que o Dr. John Prentice é um homem de fama mundial, formado com louvor pela Universidade Johns Hopkins em 1954, tendo lecionado na Universidade de Yale e, em seguida, sido professor de medicina tropical, em Londres, antes de assumir uma diretoria na OMS; do seu currículo, constam ainda a publicação de dois livros e uma lista imensa de monografias e homenagens; no que tange à sua vida pessoal, foi casado com Elizabeth Bowers, com quem teve um filho, mas ambos morreram em um acidente em 1959.

John procura os pais de Joanna, em particular, aos quais diz que, se não houver o consentimento deles, não haverá casamento pois, embora ame demais a jovem, não quer ser responsável por um desentendimento na família, o que certamente a faria sofrer.  Tal colocação deixa o Sr. Drayton sentindo-se ainda mais pressionado a tomar uma decisão em menos de um dia.

Enquanto isso, quando John se comunica com os pais, que residem em Los Angeles, para lhes informar que se acha em São Francisco de passagem para Genebra, Joanna toma o telefone e os convida para virem a São Francisco e jantarem em sua casa naquela noite.

A curiosa e fofoqueira Sra. Hilary, inventando uma desculpa, vai à casa dos Drayton a fim de observar o que está ocorrendo por lá.  Percebendo suas reais intenções, Christina a demite no ato.  Logo a seguir, chega ao local o Monsenhor Mike Ryan, um dos maiores amigos da família.  Ao tomar conhecimento da situação, fica muito feliz e passa a dar a maior força aos dois jovens.

Às 19 horas, o Sr. e a Sra. Prentice chegam para o jantar.  A exemplo do que está ocorrendo com os pais de Joanna, a mãe de John apóia a decisão do filho, enquanto seu pai mostra-se ainda mais radical que o Sr. Drayton.  Várias encontros se sucedem entre os diversos envolvidos: Christina e a Sra. Prentice; o Monsenhor e o Sr. Drayton; John e o pai; o Sr. Drayton e o Sr. Prentice; o Sr. Drayton e a Sra. Prentice.

Ao final, depois de reunir todos na sala de estar, inclusive a empregada Tillie, o Sr. Drayton, num discurso emocionante, faz uma análise perfeita da situação, mostrando principalmente os problemas e dificuldades que o jovem casal vai ter que enfrentar, junto à sociedade cheia de preconceitos, e dizendo que, mesmo assim, não pode deixar de apoiar a decisão da filha.  Em seguida, convida todos a passarem para a sala de jantar.

 

Elenco: